O que é Bursite, e qual a importância da Fisioterapia ? A bursite é uma inflamação da bursa subacromial caracterizada por uma dor intensa no ombro, ela pode ser aguda, crônica primária e crônica secundaria, dependendo do tipo de bursite a dor pode irradiar para cervical, braço, antebraço e até punho. Ela pode ser extremamente desconfortável, pois a elevação do ombro pode ser bem dolorosa, havendo até perda da força para pegar objetos.
Na avaliação fisioterapêutica, é realizados exame físico, testes específicos para identificar a bursite, assim como exames clínicos como a Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada. Devemos ficar atento já que ela pode ser confundida com uma cervical-braquialgia.
A fisioterapia auxilia na melhora dos sintomas e na recuperação do paciente, com a diminuição do processo inflamatório, diminuição da dor, ganho de ADM, ganho de força muscular e propriocepção. Recursos da termoterapia (tens, laser e ultrassom) e da cinesioterapia - como alongamentos, fortalecimento e exercícios proprioceptivos - levam à diminuição da lesão auxiliando na melhora dos sintomas, na recuperação, melhora de qualidade de vida e prevenção da lesão.
Fique atento a qualquer sintoma e procure um médico! Nós aqui do instituto ficaremos felizes em atendê-los!
Comentarios